Artigos

A Eterna Busca


Há alguns anos eu reencontrei um amigo que não via há muito tempo. Depois de algumas conversas, ele me disse que me via sempre numa busca, que parecia que eu estava sempre buscando algo. Eu disse a ele que no dia em que não houvesse mais esta busca não haveria mais porque existir. Mais recentemente, conversando com outro amigo, este também me falou de busca. Da sua busca pessoal, que ele não sabe do quê, mas que é o que o move incessantemente.

   Essa busca, ao meu ver, é algo constante.Ela significa vida, movimento, evolução. Acredito que ela possa se manifestar em qualquer área de nossas vidas, mas ela vem sempre de dentro, de nosso interior, talvez de nossa alma. Ela é uma pulsação que não cessa, é um chamado que nos leva a um passo à frente, é uma inquietude saudável, que nos dá prazer e a certeza de que estamos vivos, ela é a promessa de que há bem mais para desbravar, para descobrir, para assimilar.

   No meu caso eu me sinto sempre como se estivesse subindo uma escada, ou descendo. É como se eu adentrasse um labirinto, ou escalasse uma enorme, talvez infinita, montanha. Eu sou uma pessoa inquieta; acho que é a inquietude do artista, daquele que cria e também do buscador espiritual. Vejo esta inquietude em quase todas as áreas da minha vida, pois ela é a mola propulsora que move o meu ser. Para mim esta inquietude é sinônimo de busca. Não busco porque sou inquieta, sou inquieta porque busco.

   Por mais que minha vida pareça calma e por mais que eu seja uma pessoa feliz, estou sempre buscando, e talvez por isto que  eu seja feliz. Não é porque se está realizado dentro de várias áreas de nossas vidas que não podemos estar buscando dentro dessas realizações. Claro que podemos! E é assim que a busca se dá, tanto para aqueles que estão realizados, quanto para os que não estão. E talvez esses que não estejam, seja exatamente porque ainda não perceberam que a grande realização é a busca, sempre... infinita, incessante, eterna busca.
Anna Leão. Todos os direitos reservados.

Artigo publicado originalmente em julho de 2010 no site www.annaleao.com.br





Tolerância


Há algum tempo escrevi um artigo sobre a paciência. Hoje vou falar da tolerância, amiga-irmã desta outra virtude. Sim, porque ambas são grandes virtudes, infelizmente perdidas no tempo.

Mesmo assim muita gente ainda prega a tolerância, e temos visto isto acontecer muito em relação ao preconceito. Mas não ter preconceito não é ser tolerante. Não ter preconceito é aceitar e não tolerar. Mesmo que não sejamos, sintamos ou pensemos como o outro, nós o aceitamos, isto é não ter preconceito.

Tolerar requer um esforço maior do que aceitar. Tolerar é exatamente não aceitar, não concordar, mas apesar disto, respeitar. Respeitar o ponto de vista do outro, a forma dele agir, a forma dele ser, mesmo que não concordemos com ela. E assim como temos direito a nossa própria individualidade - onde estão contidos nossos pensamentos, sentimentos, ações e personalidade - o outro também tem direito a ela.

É claro que quando há um choque de valores a questão fica muito mais delicada, e realmente é quase impossível a tolerância. Mas se pararmos para pensar bem, veremos que sempre há motivos, justificativas, e pontos de vistas que devem ser respeitados.

Saindo desta questão delicada que é o choque de valores, vejo hoje em dia a intolerância atuar em coisas pequenas, como por exemplo, em relação à diferença de opiniões. Aceitar o outro, a diferença, é no mínimo tolerar que ele tenha opiniões diferentes da nossa. E é neste momento que a arrogância se instala fruto de um egocentrismo muitas vezes imperceptível para a própria pessoa, quando esta nega a veracidade e opinião genuína do outro só porque não é igual a sua, muitas vezes negando o outro, renegando-o ao esquecimento ou brigando com ele.

A maioria das crianças são egocêntricas, não de uma forma vil ou perversa, mas porque faz parte de seu processo de amadurecimento e construção da personalidade. Agora, adultos agindo como crianças, mostram o quanto de lacunas ainda não preenchidas existem neles ao não conseguirem tolerar uma opinião diferente. Sentem a divergência como uma afronta a eles, como algo extremamente pessoal, tudo isto fruto de seu egocentrismo ou complexos mal resolvidos, enquanto o outro estava apenas se expressando.

É claro que ninguém quer desrespeito, e isto ninguém pode tolerar, até porque o desrespeito já é uma falta de tolerância do outro para conosco. Ninguém também deve tolerar maus tratos.  Mas quando não há maldade, quando o que há é apenas o direito do outro de ser e se expressar, devemos, sim, se não compreender ou aceitar, pelo menos, tolerar.

Muitas relações são desfeitas pela intolerância, muitos grupos acabam pela falta da tolerância, muito é perdido pela falta desta virtude tão importante e sábia, pois é ela que permite a convivência harmoniosa das diferenças.

Anna Leão. Todos os direitos reservados.



RELAÇÕES

De Metamorfose


OUTRO DIA EU CONVERSAVA COM UMA SENHORA QUE FALAVA QUE TODOS OS DIAS SEU MARIDO LEVA CAFÉ DA MANHÃ PARA ELA NA CAMA. NOS FINS-DE-SEMANA É AO CONTRÁRIO, ELA QUE LEVA PARA ELE. ACHEI TÃO INCRÍVEL ESTE CUIDADO! JÁ VINHA PENSANDO A CERCA DAS RELAÇÕES, DE TODOS OS TIPOS, E ESSE EPISÓDIO ME FEZ TER VONTADE DE FALAR SOBRE ISTO AQUI.

VIVEMOS NUM MUNDO TÃO CORRIDO, QUE SE NÃO TOMAMOS CUIDADO NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO NAS PESSOAS QUE JÁ ESTÃO AO NOSSO LADO. A GENTE VÊ MUITO ISSO EM RELAÇÕES AMOROSAS. NO ÍNICIO É TODA UMA CONQUISTA, TODO UM CUIDADO, DEPOIS QUE SE ACHA QUE A PESSOA JÁ FAZ PARTE DE NOSSA VIDA, QUE JÁ ESTÁ "SEDIMENTADA", ELA FICA LÁ SEM MUITA ATENÇÃO.

É CLARO QUE NEM TODOS SÃO ASSIM, VIDE O CASAL QUE MENCIONEI. MAS MUITOS SÃO, TALVEZ A MAIORIA. NO HOMEM EM GERAL ISTO SE PRONUNCIA MAIS, MAS ACHO QUE TAMBÉM EXISTE MUITA MULHER PERDENDO ESSE CUIDADO, TÃO INERENTE AO FEMININO, DIGA-SE DE PASSAGEM.O QUE AS PESSOAS NÃO PERCEBEM É COMO É GOSTOSO O CUIDAR. CUIDAR DE QUEM É IMPORTANTE PRA GENTE, DE QUEM A GENTE GOSTA. É IMPORTANTE PARÁRMOS UM POUCO E TERMOS TEMPO PRA QUEM VIVE COM A GENTE, SEJA FILHO, MÃE, PAI, IRMÃOS, AMIGOS, MARIDO, ESPOSA OU NAMORADO. O ESTAR JUNTO TEM QUE SER CULTIVADO, MAS O ESTAR JUNTO DE VERDADE. NÃO PODEMOS TRATAR QUEM A GENTE GOSTA COMO UM OBJETO DA CASA E NEM PODEMOS SER TRATADOS ASSIM. NÃO É SÓ ARRANJAR TEMPO. É MUDAR TODO UM PARADIGMA, TODO UM PADRÃO EM QUE VIEMOS ATUANDO, ONDE O INDIVIDUALISMO IMPERA. NÃO É DEIXAR DE SER VOCÊ, NÃO É DEIXAR DE TER OS SEUS INTERESSES, MAS É TER UM VERDADEIRO INTERESSE EM QUEM FAZ PARTE DA SUA VIDA TAMBÉM.

De Metamorfose



TEM MUITA GENTE QUE SAI POR AÍ PREGANDO O AMOR, A UNIÃO, QUE FAZ DISSO UMA BANDEIRA E ATÉ MESMO O SEU SUSTENTO FINANCEIRO. MAS VEJO MUITAS VEZES ESSAS PESSOAS SEM TEMPO DE OUVIR O OUTRO, QUE TEORICAMENTE ELA VALORIZA TANTO. ESSAS PESSOAS NÃO RESPONDEM A UM E-MAIL, NÃO RETORNAM UMA LIGAÇÃO E CONTINUAM SAINDO POR AÍ E FALANDO EM IRMANDADE E COMUNHÃO. SE VOCÊ NÃO PODE CUIDAR DOS SEUS, SE VOCÊ NÃO CONSEGUE TER TEMPO PARA QUEM FAZ PARTE DA SUA VIDA, PARA QUEM SOLICITA A SUA ATENÇÃO, COMO VOCÊ QUER FAZER ISSO PRA MUITOS? DISCURSOS TÊM MUITO POR AÍ, MAS DISCURSOS COERENTES COM AS AÇÕES, ESSES SÃO MAIS RAROS, INFELIZMENTE.

OUTRO DIA UMA AMIGA FALAVA DE UMA SENHORA QUE MORAVA SOZINHA EM SEU PRÉDIO E ACABARA DE FALAECER. DE REPENTE, UM MONTE DE PARENTES COMEÇARAM A APARECER POR CAUSA DA HERANÇA, NO CASO O APARTAMENTO. ISSO ME CHAMOU A ATENÇÃO E LEMBREI-ME DE MINHA TIA QUE HÁ TEMPO NÃO VEJO E NEM FALO, UMA TIA QUE SEMPRE FOI MUITO PRÓXIMA. ME TOQUEI QUE ELA MERECE SER VISITADA, QUE MERECE UNS TELEFONEMAS, E NÃO É POR OBRIGAÇÃO, PORQUE QUANDO ME CONSCIENTIZEI DISTO, ME SENTI TÃO BEM EM DAR MAIS ATENÇÃO, ME SENTI COM MEU CORAÇÃO ABERTO. PERCEBI QUE REALMENTE O QUE IMPORTA NESTA VIDA É ESTAR ABERTO PARA DAR E RECEBER AMOR, É SER GENEROSO COM OS OUTROS E CONSIGO. TUDO ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE FAZER E ACONTECER, MESMO QUE NÃO TE DÊ A CAPA DE UMA REVISTA, NEM UM PRÊMIO DE SEI LÁ O QUÊ.

COM CERTEZA, PRECISAMOS DE UM TOQUE DE VEZ EM SEMPRE, POIS A PRESSÃO DO ENTORNO É MUITO FORTE E TENDE A NOS DESVIAR DE NOSSO PRÓPRIO CENTRO, DE NOSSOS PRÓPRIOS VALORES, DE NOSSOS GENUÍNOS SENTIMENTOS. É CLARO QUE AS COISAS MUDAM, QUE AS RELAÇÕES MUDAM, MAS PODEMOS ATUAR NESSAS MUDANÇAS. E NO CASO DE MINHA TIA POR EXEMPLO, SE ANTES EU RECEBIA DELA, HOJE EU POSSO DAR A ELA. AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSA VIDA, PRECISAM DE CLOSE TAMBÉM, ELAS NÃO PODEM VIVER SEMPRE NUMA PANORÂMICA, NEM NÓS!


Anna Leão. Todos os direitos reservados.


Nota: A foto acima é do lindo filme Doce Novembro, onde a personagem de Charlize Theron, ensina Nelson Moss ( Keanu Reeves) a se abrir para as pessoas e para o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário