terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Magia das Cores





A MAGIA DAS CORES

As cores são de grande importância em nossa vida por mais que não demos conta disso. Recentemente minha amiga Valéria, em seu blog Wallarte(http://www.wallperlima.blogspot.com/ ) explicou sobre as cores dentro de sua especialidade, as artes plásticas. Isto me inspirou a falar sobre as cores dentro da magia.

Assim como temos a vibração do som, dos óleos aromáticos, dos florais, temos também a vibração das cores. Elas atuam em nosso psiquismo, está aí a cromoterapia. Mas vou mais além. Pretendo correlacionar aqui as cores com seus atributos dentro da magia. Não será muito diferente da cromoterapia, nem poderia ser, pois todas as terapias que usam o poder sutil altamente potente dos recursos divinos, são na verdade uma parte da magia. Mas alguns atributos não são tão importantes para a cromoterapia como são dentro da magia. Acender uma vela da cor correspondente ao que necessitamos é um ato mágico de grande poder, por exemplo.

Resolvi então colocar aqui todos os atributos da cor em si, de uma forma bem ampla, e dentro do que acredito e experencio em minha vida. Como iremos usar o poder dessas cores vai de acordo com a necessidade e a afinidade de cada um. Volto a falar da vela, que em termos de fazer as coisas acontecerem rapidamente é o melhor recurso no uso das cores. Mas aqui também fica a sugestão magico-cromoterápica de utilizar as cores no ambiente, no vestuário, nos alimentos e nas lâmpadas coloridas. Volto a repetir que tudo vai depender da intenção e do objetivo de cada um.

Não me aterei somente às sete cores do arco-iris e dos chakras. Falarei de um espectro maior, mas também não abrangerei todas as cores existentes, simplesmente por falta de conhecimento sobre elas. E para encerrar todo este preâmbulo subjetivo, mas importante, não podemos esquecer que o poder das cores é imenso, tanto é que muito temos de informação da existência de cores para nós desconhecidas, existentes em outros planos e dimensões. Cor é energia!

Preto – Proteção, aterramento, banimento de energias negativas.Esta cor é como um manto isolante, a energia não passa e não sai, por isto é desaconselhavel para estarmos vestindo-a numa sessão de acumpuntura, por exemplo, pois a energia não circula. Em contrapartida, é ecxelente para usarmos quando precisamos de proteção. Dentro da Tradição da Deusa é a cor da sua face Anciã.

Vermelho – Vitalidade, coragem, força, sexualidade, paixão, energia, proteção, removedora de obstáciulos. É a face Mãe da Deusa. Uma cor muito positiva dentro da espiritualidade feminina, a cor do nosso sangue menstrual, de nossa força e poder.

Branco – Purificação, saúde, paz, sinceridade, verdade. Cor da face Donzela da Deusa. Considero o branco uma cor também de proteção, pois ela é a reunião de todas as cores, aqui estamos na luz.

Prata- Energia lunar, energia da Deusa. Magia, proteção da Deusa, dissolve negatividade.

Dourado- Energia solar, energia do Deus. Sorte, proteção, brilho, sucesso, remove obstáculos. Podemos também associar a cor dourada com uma Deusa solar, assim como a prata a um Deus lunar.

Roxo- Sorte, sabedoria, austeridade, transformação.

Lilás, violeta- Transmutação, meditação, espiritualidade, proteção, cura de doenças graves.

Laranja – Vitalidade, saúde física, força de vontade, estimulação, adaptabilidade, amizade, auto-confiança. Usa-se também o laranja para a energia solar.

Amarelo – Criatividade, poderes mentais, comunicação, intelecto, persuação, confiança, mudança.

Verde – Prosperidade, fertilidade, crescimento, dinheiro, sorte, saúde, emprego.

Azul claro- Cura, tranquilidade, felicidade, paz, equilíbrio emocional, serenidade, paciência.

Azul escuro – Mente subconsciente, psiquismo, cura.

Rosa – Amor, auto-estima, verdade, alegria, amor universal e incondicional.

Marrom – Cura de animais, trabalho mágico com animais, o lar.

Cinza – Neutralidade.

Anna Leão. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário