segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CARRATOS - Uma história de rock, de Ocelo Moreira


Título: Carratos - Uma história de rock
Autor: Ocelo Moreira
Editora: Novo Século
Número de páginas: 158
Onde comprar:  clique AQUI

SINOPSE:  
Acreditar que o grande segredo da existência está em viver do que tanto gosta,não importa o quanto ganhe, deve ser uma meta. Ninguém pode concretizar algo por outra pessoa. A banda Carratos foi assim: a realização de uma meta, de um sonho. Um grande artista é como um modelo a ser seguido e é visto como o espelho social de seu tempo. O artista é como um guerreiro porque a arte exige uma luta constante. Um verdadeiro artista está sempre combatendo por amor a ela e atingindo seus objetivos: evoluir, contribuir, viver e crescer. Porque um guerreiro da arte não para, apenas descansa enquanto sua obra prolifera sobre a Terra.


O livro Carratos é uma autobiografia do autor durante uma época de sua vida, mais precisamente a época de sua banda de pop rock, Carratos. Ocelo Moreira vai narrando em crônicas todas as peripécias e percalços de sua banda. Vai desde a ideia de montar uma banda de rock para dizer o que pensa até a sua dissolução quando percebe que há uma forma melhor, para ele, de dizer o que pensa, a saber, a literatura.

Achei extremamente ousada a investida do autor de fazer uma biografia de uma banda interiorana desconhecida, mesmo que tenha sido a mais prestigiada em algumas cidades cearences. Isto vale como prova de que as exepriências de vida de uma pessoa podem ser ricas e iluminadoras para quem as lê, mesmo esta pessoa não sendo uma celebridade. Qantas vezes não abrimos um blog na internet e lemos um texto de um autor desconhecido , de “um simples blogueiro” e nos identificamos? Quantas vezes ler aquele texto não era o que precisávamos no momento? Quando alguém tem o que dizer, vale a pena ouvir (ou ler), e Ocelo tem  muito o que compartilhar conosco.

Me identifiquei muito com o autor quando ele mostra querer ser autêntico e não correr atrás de formulas prontas de sucesso, como vemos na passagem a seguir:
 “Quando adolescente, passei a sonhar em ser um artista e viver do que penso, em um dia ser capaz de criar a minha própria arte sem querer imitar.” pg.41

E achei fantástica e de uma grande sabedoria e verdade a seguinte frase de Ocelo:

“Só descobriremos nossa verdadeira vocação pessoal quando passamos a vivenciá-la”. Pg.48

O livro além de bem escrito, é enriquecido por fotos e desenhos. Achei muito interessante a presença também das letras e partituras das músicas da banda, compostas pelo próprio Ocelo, ao meu ver uma ótima forma que o autor encontrou de imortalizar suas canções.

Com certeza um livro que vai agradar muito aos jovens que têm o sonho de terem uma banda de rock e àqueles que já as têm. Mas o público de Carratos não se restringe só a estes, pois todo aquele que busca seu verdadeiro caminho, seja em que área for, mesmo que tenha 40, 50 ou 60 anos apreciará as descobertas, decepções e experiências de quem veio ao mundo para dizer o que pensa.

“Às vezes para se chegar à glória não é necessária uma vitória, basta ter coragem, determinação e força de vontade, e tudo isso é extraordinário diante de tal triunfo. O grande prazer da batalha não está em seu final, mas no esplendor por poder batalhar no que se acredita.”pg.64


Este autor faz parte do Clube de Novos Autores

Resenha por Anna Leão

22 comentários:

  1. Olá Anna!

    Quero lhe dizer que eu adorei sua resenha.
    Saiba que eu fiquei bastante feliz quando disse que se identificou muito com o autor, e confesso que isso me deixou bastante lisonjeado.
    Eu também adorei as passagens do livro que você escolheu e pôs na resenha.

    E ainda me deixa muito feliz saber que gostou do livro e por sua bem colocada observação feita no final da resenha. (... Mas o público de Carratos não se restringe só aos jovens, pois todo aquele que busca seu verdadeiro caminho, seja em que área for...)

    Graças a Deus que o meu livro está sendo bem comentado, recebendo boas críticas e tendo ótimas resenhas. Tudo isso por causa dos francos comentários feitos por grandes profissionais dessa área assim como você. Eu lhe falo isso sem nenhuma demagogia.
    Pois eu sei o quanto você também foi sincera ao resenhar o livro.

    Parabéns pela resenha, eu adorei mesmo.

    Grande abraço e até mais.

    Ocelo

    ResponderExcluir
  2. Anna, a resenha ficou ótima. Entendo que o autor facilitou o seu trabalho ao comceber uma obra interessante. Pelo que pude notar, Ocelo escreveu umn livro que fala de vocação e identifica-se com leitores. Gostaria de parabenizá-lo!

    Abraço a ambos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Anna, parabéns pela resenha, sempre majestosa me suas citações! Gostei muito, pois estava curiosa para saber sobre o livro, sou apaixonada por rock.
    Um abraço aos dois e um boas festas para todo mundo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!


    Anna querida, realmente parece ser um ótimo livro, sua resenha o enriqueceu muito, parabéns!

    beijinhos Blanc.

    ResponderExcluir
  5. Estou ansioso para saber como esse livro vai me surpreender, porque já sinto que vai.

    Realmente, Anna, não somente pessoas famosas tem vidas interessantes, aliás, muitos deles tem vidas até muito monótonas e sem graça, mas todos tem uma história para contar. E sabendo absorver essa coragem de quem nos ousa contar uma parte de sua trajetória no mundo, podemos crescer muito.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Parabéns Anna, pela resenha. E Ocelo, pelo livro.
    Eu amo rock também, pelo que disse, vou gostar bastante do livro.
    Beeijos, Luana

    ResponderExcluir
  7. Minha Querida..
    Gostei muito da sua resenha sou do velhos temos do roque .
    Foi tão perfeita que desejo adquirir seu livro
    desejo apanas o numero da sua conta bancaria.
    E espero em breve poder ler o livro que tanto me fascinou .
    Por gentileza mande pelo meu email.
    evanir_garcia@hotmail.com
    Parabéns amada te agradeço pela visita sera sempre um enorme prazer receber e retribuir.
    Uma linda tarde.
    Gostaria que você quando enviar o livro autografar sera um prazer muito grande para mim.
    Desde já meus agradecimentos.
    Uma excelente tarde beijos.
    Evanir

    ResponderExcluir
  8. Eu sou suspeito para falar desse livro, porque também sou músico(baterista) e tenho um grande afeto por obras relacionadas a este tema!!! A resenha ficou muito boa e faz com haja o despertar do interesse no livro pelos leitores que ainda não o conhecem!!! Parabéns ao autor e a Anna Leão.

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://www.umaviagemaofuturo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu também sou parceria do autor e sou louca pra ler o livro, porém eu tenho recebido muitos, ele acabou ficando para depois, já que livros que tenho que devolver com prazos curtos tem prioridade. Mas quero lê-lo logo, e sua resenha só me deixou mais doidinha para lê-lo!!

    Bjs!
    nerdrockergirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, e o livro com certeza deve ser muito bom. O autor demonstra coragem em expor suas vivencias, e nos encoraja a seguirmos nossos sonhos. Parabéns Ocelo, e a resenhista. Passou a mensagem da obra de forma sucinta e clara.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo comentário.

    Ainda não li o livro, mas só por estas passagens já dá vontade de conhecê-lo. É como o cheiro que exala de uma panela ao meio-dia, de repente surge uma vontade de comer! rsrsrs

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  12. A resenha ficou ótima. Sinal que o livro é muito bom. Temos que sonhar e buscar a realização.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e seu blog, Ana. Estou seguindo!
    http://devorandobooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. O Ocelo vai longe com essa história tenho certeza!!!

    Muito talentoso e muito criativo!

    Parabéns pela história!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá a todos!

    Quero aqui mais uma vez agradecer a todos vocês pelos lindos comentários sobre a resenha da Anna Leão e o meu livro.

    São essas palavras de apoio e incentivo que nos dão forças para sempre seguir em frente.

    Sinto-me bastante feliz em ler todos esses comentários feitos de afeição, amizade, sinceridade e de companheirismo.

    Meus agradecimentos ao, Paul, a Adriana, a Moda e Eu, ao Ronaldo, a Evanir, ao Junior, a Nath, ao Rubens, a Mia, ao Luan, ao Schulai, a Anna Leão, é claro, enfim, a todos os apoios e elogios, eu vos digo isso com toda modéstia, e aqueles que ainda hão de escrever seu comentário aqui.

    Confesso que me sinto bastante lisonjeado e até mesmo agraciado por todos os comentários. E tudo isso ainda me deixa mais feliz e agradecido.

    Obrigado e grande abraço a todos vocês.

    Ocelo

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido outra resenha desse livro e parece ser uma excelente dica de leitura. Parabéns pela resenha, Ana! E parabéns ao Ocelo, é claro!
    Beijo!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana, em primeiro lugar quero te parabenizar pela resenha, que ficou maravilhosa! Desse jeito estou convencida de que o livro é maravilhoso! Beijos e muito sucesso para você.
    http://adeusamadainfancia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Anna!!

    Não gosto muito de biografias, mas a sua resenha me deixou curiosa quanto a esse livro, que parece ser bem interessante. Uma auto-biografia sobre uma banda de Rock. Muito bom! rs

    Beijos!

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Anna.
    Esse livro parece ser muito bom e pelas resenhas que andei lendo todos aprovaram e gostaram.
    Deve ser um livro bem interessante mesmo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  21. Maravilhosa resenha!!! Parabéns pelo blog...

    palavrasaventureiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Que lindo do seu blog, ainda não conhecia :)
    Sobre a resenha, eu li o livro do Ocelo e também adorei, ele nos passa realmente uma lição sobre persistência, descoberta e garra.

    Beijinhos

    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir