domingo, 4 de dezembro de 2011

RETORNANDO AO VALE AZUL, de Maria Alice Lima Ferreira

Título: Retornando ao Vale Azul
Autor: Maria Alice Lima Ferreira
Editora: Bookess
Número de páginas: 345
Onde comprar: diretamente com a autora pelo e-mail
                        marialice.oi@hotmail.com

Sinopse:
Este livro pretende apresentar uma visão mais otimista da transformação, que ocorrerá, brevemente, no Planeta Terra. Nele o leitor encontrará temas polêmicos, como o uso das células embrionárias pela Medicina, a existência ou não dos OVNIs e uma previsão do Planeta, após as catástrofes, previstas por alguns cientistas, para 2.012 e, por outros, em 2.020. Trata-se de um romance de ficção que, com certeza, prenderá a atenção do leitor. Espero que esta obra seja de alguma forma, em prol de seu crescimento como ser humano. Qualquer semelhança, com pessoas vivas ou mortas, é mera coincidência.



O livro narra a história de uma família que vive  no século 23, na cidade de Vale Azul, localizada na região sudeste do Brasil. O grande trunfo da história é o aparecimento misterioso (e secreto) de um ancestral da família, cuja lenda diz que foi levado há mais de 200 anos por extraterrestres.

O “vô” Braga volta ao Vale Azul e se depara com um mundo novo, sem seus amigos e familiares. A princípio não sabe o que fazer, mas consegue a ajuda de duas aliadas. Durante toda a história  a autora vai mostrando um mundo melhor, onde se caminha para a igualdade social, e onde há uma grande avanço tecnológico,  destacando-se a medicina e o controle mental. Tudo isto entremeado por personagens bem construídos, boas descrições e diálogos inteligentes.
 “- Não sei se é válido corrigir-me por falta de “opções”. Não posso afirmar que me transformaria se as condições externas fossem outras, se fosse outra  minha condição econômica, por exemplo, como a que tive. Entretanto, posso afirmar que estou gostando desta transformação. Olho no espelho e me acho diferente, um cara legal. Envergonho-me, cada vez que me lembro do que fui.”pg.288

Me chamou bastante a atenção a harmonioza combinação de valores tradicionais com os avanços científicos e tecnológicos de um futuro imaginado, onde o nosso século é conhecido historicamente como Tempos Bárbaros.

Por trás de uma história bem gostosa de ler, na qual romances e perdas também estão presentes, a autora vai levantando questões importantes do nosso mundo atual; apontando soluções viáveis, que ao meu ver, fazem sentindo desde que haja um elevado nível de consciência da humanidade. Quem sabe não foi isto que aconteceu, em Retornando ao Vale Azul, a partir da grande catástrofe sofrida no planeta, prevista pela maioria  para 2012, mas que a autora assinala na narrativa, como ocorrida em 2020?!
“- Ah, o senhor não soube! Que cabeça a minha! Foi no ano de 2020 que tudo aconteceu. O senhor estava ausente nessa época. A Terra sofreu uma grande catástrofe, que já vinha sendo anunciada pelos ecologistas, pelos cientistas e por toda pessoa consciente, buscando ajuda dos governantes e dos poderosos. A ver se a evitavam.”pg.274

Uma leitura super recomendada!

Esta autora faz parte do Clube de Novos Autores

Resenha por Anna Leão

12 comentários:

  1. Muito bem!
    Gostei bastante!
    Maria Alice é ótima, e você - fantástica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Anna,
    Estou aguardando este livro; pois a autora é parceira do blog juntamente com o clube dos novos autores,estou muito curioso em relação a história e gostei muito da sua resenha e aliás gostei muito da sinopse do seu livro, parabéns e lhe convido para conhecer o meu blog.

    Parabéns.

    Abraços!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, A Maria Alice, autora do livro não conseguiu postar e me pediu para lhes entregar este recado:

    Anna, adorei a resenha, adorei tanto, que até me deu vontade de ler o meu próprio livro. Pode? Muito obrigada mesmo.
    Tentei postar um comentário lá, mas estou tendo dificuldades com a minha conta do Google. Esqueci a minha senha e mesmo que eu faça outra mil vezes, mil vezes ela é recusada. Não dá nem pra eu seguir o seu Blog, por causa disso. Quando eu conseguir reatar minha amizade com o Google, retornarei lá, para comentar e segui-lo.
    Queria aproveitar, para informar a todos, que estou muito feliz, pois uma editora tradicional interessou-se em publicar o meu Retornando ao Vale Azul e eu fechei contrato com ela, que exige exclusividade nas vendas. Por isso, ele foi retirado dos sites das editoras online, onde se encontrava, para ser adquirido. Somente daqui a três meses, ele estará disponível em algumas livrarias do Brasil. E devo isso ao Clube dos Novos Autores, que tanto o divulgou, que alcançou a Garcia Editora, que entrou logo em contato comigo. Lógico que eu aceitei, não tinha como não aceitar. Um presente desses não cai do céu todo dia não.
    Torço para que todos os meus amigos escritores, principalmente os do Clube dos Novos Autores e de seus parceiros tenham a mesma sorte que estou tendo. Todos juntos, somos fortes! Avante!
    Se eu não conseguir postar no seu Blog, daria pra vc copiar este email e colá-lo lá?
    Mais uma vez, muito obrigada querida!
    Bjs.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. AAAINN que otima resenha \o/
    Parabéns Anna

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, Anna Leão! O livro da Maria Alice tem tudo o que eu mais adoro: extraterrestre, ufo, o futuro catástrofe provocado pelos próprios homens...Enfim, é um tipo de leitura que eu adoraria ler e espero ter uma oportunidade de lê-lo! Parabéns a autora pela obra

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei a resenha.
    Sou fascinado por assuntos de ufologia.
    Eu até compus uma música chamada CONTATOS,
    A letra dela está em meu livro CARRATOS – uma história de rock.
    Parabéns por mais uma ótima resenha.
    Grande abraço,
    Ocelo.

    ResponderExcluir
  7. A resenha ficou muito boa.
    Através dela percebe-se a qualidade do livro.
    Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a resenhista, pela forma clara que usou para descrever a obra, e principalmente para autora, que escreveu sobre o futuro da humanidade com uma realidade melhor, ao contrario dos filmes pós apocalípticos que vemos aos montes.

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha mesmo. A qualidade dos escritores nacionais está cada vez mais evidente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns à Anna pela resenha e à Maria Alice pelo livro.

    ResponderExcluir
  11. Anna, parabéns pela resenha! Fiquei com vontade de ler o livro da Maria Alice. Parece muito bom!
    Beijo!!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir